Conceitos de Classe e Objetos em Programação

Classe

Uma classe é um componente fundamental da programação orientada a objetos (POO) que atua como um modelo ou um plano para criar objetos. É uma estrutura que define atributos (dados) e métodos (ações) que os objetos criados a partir dela possuirão. Pode-se pensar em uma classe como um projeto que descreve como um objeto deve ser construído e o que ele é capaz de fazer.

Veja um exemplo de uma classe em python:



Atributos da Classe

São variáveis que armazenam informações relacionadas a um objeto. Esses atributos definem as características ou propriedades que os objetos terão.

Métodos da Classe

São funções que descrevem o comportamento ou ações que os objetos dessa classe podem executar. Os métodos representam o que os objetos podem fazer.

Objeto

Um objeto é uma instância concreta de uma classe. Ele é uma entidade que possui seus próprios valores para os atributos definidos na classe e pode executar os métodos especificados na classe. Cada objeto é independente dos outros, o que significa que eles podem armazenar diferentes valores de atributos e realizar ações de forma independente.

Para a classe dada anteriormente, podemos ter os seguintes objetos:



Atributos do Objeto

São os valores específicos para os atributos da classe em um objeto.

Veja um exemplo:



Métodos do Objeto

São as ações que um objeto pode realizar, de acordo com os métodos definidos na classe. Cada objeto pode chamar esses métodos e executar ações específicas.

Veja um exemplo:



Classes e Objetos em Python

Veja o código fonte completo do exemplo passado anteriormente:


Alguns exemplos de uso de Classes e objetos


Exemplo 1: Catálogo de Filmes

Verifique o exemplo para gerenciar uma lista de filmes através de classes:


Exemplo 2: Gerenciamento de pessoas

Outro exemplo utilizando classes para gerenciar pessoas:


Exemplo 3: Controle de temperatura

E um exemplo de controle de temperatura: