Encontrando a solução de uma equação

Um problema comum na engenharia é encontrar a raiz de um problema. O processo envolve encontrar um valor de x, tal que aplicado a equação o resultado seja 0, isto é, \(f(x) = 0\).

Definição do intervalo

Para que seja possível encontrar a raiz de uma função \(f\) é necessário definir o intervalo \(\left[a, b \right] \), em que \(f(a)\) tenha sinal oposto a \(f(b)\). Essa condição é necessária, pois caso não seja atendida, podemos chegar a uma conclusão de que não há raiz no intervalo dado, veja os exemplos:

Definição de valores: \[f(x) = x^{4} - 4x^{2} + 2\] \[Intervalo: \left[-2, -1.9\right] \]

Perceba claramente no gráfico acima que não há a passagem por 0 entre \(f(a)\) e \(f(b)\)

Definição de valores: \[f(x) = x^{4} - 4x^{2} + 2\] \[Intervalo: \left[-2, -1.5\right] \]

Dessa fez, perceba que há uma passagem pelo 0 entre \(f(a)\) e \(f(b)\)

Definição de valores: \[f(x) = x^{4} - 4x^{2} + 2\] \[Intervalo: \left[-2, 1\right] \]

Ainda, podem acontecer que mesmo sinais iguais, pode ter raízes, nesse caso, em número par:

Definição de valores: \[f(x) = x^{4} - 4x^{2} + 2\] \[Intervalo: \left[-1, 1\right] \]

Atividade 1

Com ajuda do gráfico abaixo, defina os valores de \(\left[a, b \right] \) em que há apenas uma raiz para a função \(f(x) = 2x^{3} - 3x + 1 \)

Atividade 2

Utilizando o gráfico anterior do Geogebra, defina os limites \(\left[a, b \right] \) para as seguintes funções:

  • \( f(x) = 4x^{7} - 8x^{3} +2\)
  • \( f(x) = \frac{2x^{3}-10 }{x^{2}} +1\)
  • \( f(x) = \frac{2x^{4}}{\cos (x)}-2 \)

Atividade 3

Verifique se o intervalo dado pode ser utilizado para encontrar a solução da equação: \(f(x) = x^{4} - 3x^{3} - 2x^{2} + 5x - 1 \)

  • \(\textrm{Intervalo: } \left[-1.5, 4 \right] \)
  • \(\textrm{Intervalo: } \left[-1.5, 0.5 \right] \)
  • \(\textrm{Intervalo: } \left[-1.5, 0 \right] \)
  • \(\textrm{Intervalo: } \left[2, 0 \right] \)
  • \(\textrm{Intervalo: } \left[3.5, 0 \right] \)